Annie Leibovitz

Decidi escrever sobre uma das minhas principais inspirações: Annie Leibovitz
Annie Leibovitz é uma fotógrafa que se destacou por realizar retratos, e cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado. Annie começou a se interessar por fotografia em viagens familiares e, recrutada pelos jornalistas roqueiros no começo da década de 1970, registrou momentos importantes do movimento hippie.


Todos com certeza conhecem pelo menos uns 5 retratos feitos pela  Annie Leibovitz.
Não há grande estrela do mundo pop que não tenha sido clicada por ela nessas últimas 3 décadas, pois ela começou a trabalhar na revista Rolling Stone em 1970. Logo depois, em 1973, ela foi nomeada chefe de fotografia da revista tendo permanecido até 1983. Lembrando que em 1975 foi a fotógrafa da revista Rolling Stone escolhida para acompanhar a turnê dos Rolling Stones nas Américas.


O seu estilo de fotografar as celebridades ajudou a criar a cara das revistas Rolling Stone e Vanity Fair. Isso por que ela não se restringiu ao rock, passando a editar e fotografar pela Vannity Fair em 1983, registrando capas históricas como a de Demi Moore nua e grávida. Assim, suas fotos ajudaram a construir a identidade e o status de ídolo de diversos artistas também. O talento da Annie já foi estampado em incontáveis capas de revista, discos, anúncios e livros. Annie Leibovitz é tão talentosa que chega a ter mais prestígio profissional que a maioria de seus fotografados famosos.


A técnica de Leibovitz, com o passar do tempo, foi captar não somente as pessoas que fotografava, mas o ambiente em que elas trabalhavam e viviam. A repórter não apenas registrava, mas procurava pegar, discretamente, quadros do cotidiano. Isso contribuiu para que ela passasse a contruir as fotografias.


"Se não tivesse a minha câmera para me lembrar constantemente que eu estou aqui para fazer isso, teria descarrilado, penso eu. Teria esquecido a minha razão de existir".
Annie Leibovitz

0 comentários:

Postar um comentário