filmes


Não, não é sobre cinema que falaremos aqui. E sim, sobre filmes fotográficos.A maioria das pessoas que estão lendo esse post cresceram com câmeras de filme, aquelas que a gente pedia emprestada da tia pra ir pra excursão da quarta série no zoológico kkkk. Mas nós crescemos, compramos máquinas digitas e muita gente vêm esquecendo de como era legal pegar aquele filme depois da viagem e esperar uns dias pra ver o resultado das fotos… Reforço a ideia de que todos deveriam sentir a 'adrenalina' de esperar pelo resultado das fotos novamente. Mas aí surge a dúvida: Qual filme eu uso na minha câmera? Quais as diferenças entre filmes? Txan ran:

110 e 126 - Para as câmaras simples de uso amador. Nos tamanhos 110 (retangular) e 126 (quadrado). Ficaram famosos nos anos 70, mas atualmente são tão dificeis de achar por conta da fragilidade das câmeras e os filmes não permitem ampliações muito grandes.

120 e 220 – o 120 é o filme que a gente usa na Diana F+. Ele vem enroladinho em uma bobina de plástico (do lado de fora da bobina!) e parece que ele é de papel, mas aquilo é só a proteção do filme. O filme de 120 permite fazer 12 fotogramas de 60x60mm, o formato de 220 tem o dobro de filme, permitindo ao fotógrafo fazer 24 exposições de 60x60mm. O número de poses é determinado pela câmera, sendo mais comuns os formatos 6×6 (12 poses) e 4,5×6 (15 poses).

135 (conhecido como 35mm) – é o formato ‘comum’. Aquele que a gente acha em qualquer banca de jornal. O filme é enrolado dentro da bobina de plástico pra ficar bem protegido contra a luz. Pode ser que você encontre diferentes tipos de 35mm (no caso, a revelação é diferente: C41 ou E6), mas ele é o mais utilizado nas cameras analógicas. Tem aqueles ‘buraquinhos’ em volta do filme pra que ele possa ser preso com mais segurança em algumas câmeras.


Ah, sim, tenham alguns cuidados com seus filmes:

♥ Logo depois que ele terminar, procure levar o filme para revelar o mais rápido possível. Com o tempo, as cores podem ser modificadas e as fotos podem não sair do jeito que você planejou.

♥ Quando estiver viajando de avião, peça para ter seus filmes inspecionados manualmente. As máquinas de raio-x podem afetar seus filmes, ainda mais se o ISO deles for maior do que 800.

♥ Sempre mantenham seus filmes longe do sol, da poeira e do calor. E claro, nada de mergulhar os coitados na água. :)

0 comentários:

Postar um comentário